Conheça os principais defeitos que cada peça do seu celular pode apresentar

Neste artigo, vamos explicar os principais defeitos que cada peça do seu celular pode apresentar, do display ao sistema operacional, do conector de carga ao sensor de proximidade. O intuito deste artigo é apresentar um guia explicativo de grande utilidade para todos nós que possuímos um smartphone.

LCD (Display)

Peça responsável por exibir imagens do aparelho, o Display pode apresentar imagem distorcida ou ainda ficar completamente sem imagem. Em alguns modelos, o touch é conectado ao display, ocasionando possíveis falhas na conexão.

Touch Screen

Responsável por realizar os comandos no aparelho, o touch screen ou tela sensível ao toque é uma peça formada por uma lente de proteção em conjunto com uma fina película sensível ao toque. Dentre os defeitos mais comuns, estão: lente quebrada, não funcionamento ou funcionamento incorreto ao toque ou funções que são realizadas sem toque na tela. Nos aparelhos mais antigos existe a possibilidade da troca só do touch, sem a necessidade da troca do display. Há casos onde a sensibilidade ao toque continua funcionando perfeitamente mesmo com a lente quebrada. Nestes casos, é necessária a troca total do touch.

Display e Touch (Flip)

Formado por lente de proteção, touch e LCD, essa tecnologia produz maior qualidade de imagem e precisão do touch, utilizada na maioria dos aparelhos atuais. Esse conjunto pode apresentar imagem distorcida, lente quebrada, o não funcionamento ou funcionamento incorreto do toque, funções realizadas sem toque na tela ou ficar sem imagem ou imagem parcial. Se o lcd ou touch apresentar defeito deve ser substituído conjunto completo, porem se só o vidro de proteção estiver quebrado e funções (imagem e touch) estiverem preservadas, existe possibilidade da troca só do vidro..

Conector de Carga

Responsável por conectar o aparelho ao cabo USB ou carregador, permitindo assim o carregamento ou comunicação com o computador. Problemas no conector de carga podem levar o aparelho a não carregar a bateria. Em alguns modelos, o diagnóstico torna-se difícil pelo fato da bateria ser acoplada ao aparelho.

Botão Power

Dividido em duas partes – o acabamento e a chave de acionamento – o botão power é a peça responsável por ligar, desligar, travar e destravar o seu celular. Dentre os erros mais comuns, estão: aparelho reiniciando constantemente e aparelho não liga, porém quando conectado ao carregador, exibe o ícone de carregando.

Microfone

Você liga para alguém e a pessoa não te escuta. Se isso vem acontecendo com você, é muito provável que essa peça, responsável por captar o som durante ligação, gravação de voz ou vídeo, entre outros, possa estar com algum tipo de defeito.

Auricular e Alto Falante

Responsável por emitir som, sendo o auricular durante a ligação e o alto falante sons externos, como suas músicas e vídeos preferidos, ou ligações em viva-voz. Dentre os erros comuns, estão: ruídos ou chiados durante a ligação (Auricular) ou sons externos (Alto falante); ou ausência ou som baixo durante a ligação (Auricular) ou sons externos (Alto falante).

Home

Localizado na parte frontal inferior do aparelho, o botão físico Home tem a função retornar à tela principal do sitema. Além disso, pode também desempenhar mais funções, como a leitura biométrica. Pode acontecer de não ocorrer acionamento do botão ou ainda não realizar leitura de biometria. Vale lembrar que a partir do iPhone 5S, caso apresentem defeito neste botão, após a sua substituição à leitura biométrica não ocorrera mais, pois cada botão é codificado por aparelho.

Câmera

Muito não vivem sem essa função dos smartphones, principalmente para quem ama tirar fotos ou selfies. A câmera é justamente aquela que captura as imagens, sendo que em alguns aparelhos, além da câmera principal, também possuem câmera frontal. Dentre os erros mais comuns, estão: imagens distorcidas, manchadas ou sem imagem, e ao acionar a câmera, uma mensagem de erro é exibida.

Bateria

Sem ela, você não consegue sequer ligar o seu aparelho, uma vez que a bateria fornece energia para que o aparelho permaneça ligado. Porém, como nada é perfeito, em alguns modelos a bateria é de difícil acesso, necessitando a desmontagem total do aparelho. Dentre os principais defeitos que uma bateria pode ocasionar, estão: descarregamento rápido da mesma e reinicialização constante do aparelho.

Sensor de Proximidade

Sua função é reconhecer a aproximação do rosto em relação ao aparelho. Travando a tela durante a ligação, evitando assim o acionamento acidental do touch. Os erros mais comuns dessa função são: durante a ligação à tela continua respondendo ao toque; ou durante a ligação a tela não ativa, até que a ligação seja finalizada.

Sistema Operacional (Software)

Atualmente, existem 3 gigantes dos sistemas operacionais mobile: Android (Google), iOS (Apple) e Windows (Microsoft). O sistema operacional realiza a comunicação entre hardware e software, coordenando o funcionamento geral do aparelho. Um software em mal funcionamento pode deixar o aparelho lento, travando ou reiniciando; fazer com constantes mensagens de erro apareçam ou ocasionar mal funcionamento de alguns aplicativos ou periféricos.

Placa Principal

O cérebro do smartphone, onde todos os componentes, como resistores, capacitores e processadores, se encontram. Além disso, a placa principal conecta todas as peças do aparelho, como touch, LCD, câmera, botões, sendo a grande responsável pelo funcionamento de todo o aparelho. Por ser uma peça tão importante, qualquer problema apresentado pode ser causado por um mau funcionamento da placa, e não diretamente da peça envolvida.

4 thoughts on “Conheça os principais defeitos que cada peça do seu celular pode apresentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *