Diferença entre os Conectores do Fone de Ouvido

Você sábia que existe diferença entre eles e isso pode INTERFERIR no seu uso?

É muito comum irmos a uma loja e compramos um fone de ouvido, certo? Mas você sábia que existem dois “tipos” de conector 3.5mm ou mais conhecidos como P2. Neste post vou explicar de maneira macro a diferença entre eles para que assim você saiba escolher o que melhor atende sua necessidade.

Mas afinal, o que é esse P2?

Esse modelo de conector, conhecido tecnicamente como conector TRS é utilizado em diversos dispositivos como celulares, computadores e caixas de som para permitir a transmissão do áudio. Basicamente existem 2 modelos que iremos abordar. O que chamamos de P2 e outro que muitos chamam de P3 (Apesar deste nome tecnicamente estar incorreto, iremos utilizá-lo para facilitar a explicação). Basicamente a diferença entre eles é que somente o P3 tem um contato adicional, que normalmente é utilizado para transmissão do áudio do microfone.

Mas não é só isso.

Essa diferença entre os conectores é bem fácil de entender. Resumidamente o P2 só permite a transmissão dos canais de áudio direito e esquerdo. Já o P3 contém um canal adicional, que utilizamos para transmissão do áudio do microfone. Mas você sábia que existem dois “modelos” de conectores para o padrão P3. O modelo OMTP e o CTIA, que é o mais utilizado hoje em dia. A diferença básica entre eles é a mudança do contato utilizado para o terra e o contato utilizado para transmissão do microfone.

Na imagem abaixo ilustramos de maneira bem simples a diferença. Em ambos os modelo o primeiro canal é utilizado para o áudio esquerdo. O segundo canal para o áudio direito. Agora no terceiro e quarto canal que vem o problema: No modelo CTIA o terceiro canal é o aterramento e o quarto canal para transmissão do áudio do microfone. No modelo OMTP o terra e microfones estão invertidos, ou seja, se você colocar um fone no padrão CTIA em um plug OMTP, ele espera receber o áudio do microfone em um local onde não existe essa informação.

E no que isso interfere no meu dia-dia?

Imagine essa situação: Você compra um fone sem saber dessa informação, conecta ele no computador ou celular e ao fazer uma ligação ou utilizar em um streaming o áudio do microfone não funciona? Pois bem, o motivo desse problema provavelmente se deve ao fato do seu fone não ser do mesmo padrão que o plug do seu dispositivo. Essa situação é relativamente comum, tanto que alguns fabricantes enviam junto ao seu produto um adaptador, para que seja possível utilizar o fone em qualquer tipo de plug.

E o que devo fazer?

Para resolver essa situação é bem simples. Você pode adquirir outro fone do mesmo padrão que seu plug ou basta comprar um adaptador que converta de um padrão para o outro e problema solucionado. Qualquer que seja a solução que você decida adotar, temos ela aqui na Terma Cell.

Então já sabe, quando for comprar aquele acessório para seu fone ou qualquer dispositivo de áudio, lembre-se de verificar se ele precisa ser P2 ou P3 e se segue o mesmo padrão do seu plug.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *