Você sabe como funciona o bluetooth?

Falar em Bluetooth não é nada novo, ou pelo menos não deveria. Utilizamos essa forma de conexão a todo momento em nosso dia, dia. Nos mais diversos tipos de dispositivos, do relógio ao som do carro, mas você sabe que existe diferença entre eles e que como o seu celular ele também está evoluindo. Venha que vamos te contar tudo.

O que é esse tal de Bluetooth?

O Bluetooth nada mais é do que uma forma de conectar algo a alguma coisa sem a utilização de uma conexão física, simples assim. Essa tecnologia surgiu em 1994 pela Ericsson, que pesquisava uma forma barata de fazer comunicação entre o celular e seus dispositivos. Com o passar do tempo essa tecnologia mostrou potencial e mais algumas empresas se envolveram na pesquisa: Intel, IBM, Toshiba, Nokia, Sony e Ericsson. Formando o grupo “Bluetooth Special Interest Group”.

E qual a origem o nome?

Talvez quase ninguém que esteja lendo nosso texto até agora imagine isso, mas o nome Bluetooth foi dado em homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega, Harald Blåtand, que na língua inglesa é chamado de Harald Bluetooth. Essa homenagem foi feita, pois esse rei conseguiu unir a região Escandinávia a partir do século 10. A mesma intenção dos fabricantes quando criaram essa tecnologia. Uma forma de diversos dispositivos se comunicarem em curto alcanço.

A ideia deu tão certo que muito dispositivos começaram a utilizar a tecnologia: Computadores, mouses, sons automotivos e residenciais, video games, televisões, fone de ouvidos, entre outros. A lista é imensa.

Outra curiosidade é a construção do símbolo. Seu logotipo é baseado na junção de 2 (duas) runas nórdicas: Hagall e Berkanan. Que correspondem as letras H e B em nosso alfabeto. Mesmas letras utilizas no nome Harald Bluetooth, que como citamos, inspirou a criação do nome.

Formação do nome Bluetooth

Agora me fale mais sobre esse tal e Bluetooth.

Essa tecnologia permite a transmissão de diversos tipos de arquivos, como foto, musicas, vídeos entre outros, além de enviar comandos que permitem o controle de outro dispositivo, como pausar uma música ou fazer a conexão do controle do video game ao console. As aplicações são inúmeras.

Como já comentamos antes, essa tecnologia utiliza radiofrequência, com isso não é necessária nenhuma conexão física, mas a desvantagem que os dispositivos precisam estar próximos, conforme sua classe:

  • Classe 1: Potência máxima de 100 mW (20 dBm), com alcance de até 100 metros de distância.
  • Classe 2: Potência máxima de 2,5 mW (4 dBm), com alcance de até 10 metros de distância.
  • Classe 3: Potência máxima de 1 mW (0 dBm), com alcance de até 1 metro de distância.

A classe mais comum utilizada no mercado é a classe 2. Que permite uma boa distância com baixo consumo de energia. Além disso, conforme essa tecnologia evolui, melhorias ocorrem.

  • Bluetooth Versão 1.2: 1 Mb/s;
  • Bluetooth Versão 2.0 + EDR: 3 Mb/s;
  • Bluetooth Versão 3.0: 24 Mb/s;
  • Bluetooth Versão 4.0: 25 Mb/s;
  • Bluetooth Versão 5.0: 50 Mb/s.

Além do baixo consumo e custo reduzido, essa tecnologia tem outra vantagem: a transmissão simultânea de dados, ou seja, é possível enviar um arquivo para outra pessoa ao mesmo tempo que escuta uma música através de seus fones, sendo tudo executado através de uma conexão bluetooth.

Essa conexão revolucionou a maneira que utilizamos a tecnologia.

E aí, você sabia de toda essa história por traz do Bluetooth? Agora que já sabe, se precisar de algum item com essa conexão, como fones, mouse, adaptadores, entre outros, temos em nossas unidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *